Inspirações

Existem inúmeros trabalhos maravilhosos no Brasil e no mundo no qual a música nos envolve e transforma. Selecionamos alguns que podem ilustrar as fontes de inspiração do Projeto Somos Som.

Playing For Change
https://playingforchange.com/

É um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. Integra o projeto a Playing for Change Foundation, uma organização não-governamental que tem construído escolas de música em comunidades carentes. O projeto produz discos e vídeos com músicos como Grandpa Elliot e Keb’Mo junto a artistas desconhecidos de várias partes do mundo, tocando versões de canções conhecidas e composições próprias. Já foram lançados dois discos: Playing for Change e PFC 2, além de registros ao vivo. Fonte: wikipedia

Standy by me

Pracatum – PROGRAMA DE MÚSICA, EDUCAÇÃO E CULTURA
http://www.pracatum.org.br

É um eixo de atuação da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã.

A prática pedagógica é exercida através de aulas, observações, estágios, ensaios, apresentações didáticas, supervisão de prática instrumental, trabalho de grupo e outras estratégias específicas para o ensino de música. Também são trabalhados projetos interdisciplinares, a partir de uma metodologia própria em que os alunos podem aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos nas aulas, ressignificando-os. Fonte: website do Pracatum.

Luigi Bertolli (comercial)
Comercialmente foi produzido pela empresa um projeto inspirado no Playing For Change chamado 4 cantos. Enquanto os vídeos promocionais da empresa tem em média 4 mil visualizações, as produções utilizando a linguagem musical e audiovisual valorizando a música de qualidade e artistas excelentes e desconhecidos do Brasil teve quase 800 mil visualizações no Youtube.